Máquina de Solda Inversora ou Transformadora?
Elétricas,  Ferramentas

Máquina de Solda Inversora ou Transformadora?

Quais são as diferenças entre a Máquina de Solda Inversora e a Transformadora? Para te ajudar a sanar esta dúvida e descobrir qual é a melhor para você elaboramos este artigo, confira o conteúdo abaixo. 

Máquina de Solda Transformadora

As máquinas de solda tradicionais ou as conhecidas como transformadoras, em sua maioria, são muito pesadas e soldam apenas um tipo ou dois de eletrodo. Esse é um dos principais diferenciais desta tecnologia em comparação com as máquinas inversoras que por sua vez, são capazes de soldar eletrodos de maior dificuldade e dureza, como o E7018, por exemplo. 

Máquina de Solda Inversora

As Máquinas de Solda Inversoras possuem uma placa eletrônica composta por quatro elementos principais: Capacitor, IGTB, Diodos e transformador principal. 

Ela funciona transformando a energia de entrada, seja 220v ou 110v, de corrente alternada para corrente contínua. Após a transformação, é criada uma corrente elétrica de saída que acontece através dos semicondutores de potência (IGBT e Diodos). Por fim, a corrente de saída consolida um arco elétrico causando uma solda macia e com poucos resíduos. 

As vantagens da Máquina de Solda Inversora

  • Tamanho e peso: A máquina de Solda Inversora pode pesar até 3x menos que uma máquina transformadora. Seu tamanho e peso reduzidos facilitam o transporte e o acesso a lugares difíceis. 
  • Economia: Apesar de necessitar de um investimento inicial maior para se adquirir, é importante ressaltar que as Máquinas de Solda Inversoras consomem até 50% menos energia do que as Máquinas de Solda Transformadoras. 
  • Qualidade: Com a inversora você consegue um fluxo de energia mais constante o que permite uma qualidade de solda maior. 
  • Potência: Com uma faixa de 100 khz as Máquinas de Solda Inversoras superam as transformadoras no desempenho, uma vez que as transformadoras operam a 60 khz.

Como usar a Máquina de Solda Inversora?

Antes de usar é preciso limpar qualquer tipo de sujeira que possa estar presente e então aquecer o ferro de solda. Após isso, é só espalhar a solda, usar a máquina até derreter e unir as partes que você precisa. É claro, lembre-se de realizar todos os procedimentos com muito cuidado. 

Cuidados ao manusear a Máquina de Solda Inversora

No uso de qualquer tipo de ferramenta, é necessário sempre que se use os equipamentos de segurança apropriado. Com as máquinas de solda não é diferente, leia a baixo a relação de equipamentos que devem ser usados para que você possa realizar a sua solda de forma segura. 

  • Capacete: Utilize capacetes próprios para soldagem. Eles contêm uma proteção nas laterais, ajudam a prevenir queimaduras e protegem os olhos contra faíscas e radiação UV.
  • Roupa: É importante que se utilize uma vestimenta com resistência ao fogo como, além das roupas normais, luvas e botas. 
  • Capuz: É importante o uso do capuz como proteção contra o fogo, ele vai embaixo do capacete e irá proteger as partes que o capacete não cobre em sua cabeça. 

Onde encontrar uma boa Máquina de Solda Inversora?

Na Bronzautto você encontra diversos modelos para carrinhos de ferramentas e ainda conta com os melhores preços do mercado. E o melhor de tudo isso é que somos parceiros do Mercado Livre (possuímos loja oficial), o que significa que ao comprar conosco você pode contar com a entrega mais rápida do Brasil!  

Confira mais artigos como este clicando aqui

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *